Tema do Evento

Call for Papers

Documento completo disponível para download (em PDF), clique abaixo:





Está aberto o CFP para o II Encontro Virtual da ABCiber a se realizar nos dias 22 e 23 de junho de 2021.

 

Em tempos pandêmicos de isolamento social, medos e incertezas, a necessidade crescente de apropriação das tecnologias de informação e comunicação determinou novos letramentos digitais, pessoais, profissionais, de negócios, e consolidou o ciberespaço como o centro das convergências e divergências coletivas e da produção colaborativa. Do protagonismo individual à força do coletivismo, os fluxos informacionais, em rede, constroem novas narrativas de impactos sociais, econômicos e políticos. O estudo destes fenômenos e as práticas decorrentes dele são as propostas do II Encontro Virtual que a ABCiber, Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, em parceria com a UNIFAE, realizam entre os dias 22 e 23 de junho.

 

Nesse âmbito, convidamos todos os interessados em contribuir para essa discussão a enviar seus trabalhos conforme as normas propostas a seguir.

 

  • 1. O PERÍODO PARA A SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE RESUMO EXPANDIDO estará aberto de 10 de maio a 01 de junho de 2021.
  • 2. As submissões devem ser feitas diretamente através do site do Encontro: http://abciber.org.br/encontrovirtual2021
  • 3. OS RESUMOS EXPANDIDOS DEVERÃO SER ORIGINAIS (isto é, elaborados exclusivamente para participação no Encontro; não podendo, até o momento de sua apresentação no Encontro ter sido apresentados em eventos anteriores ou publicados em periódicos, livros ou anais) e ter preferencialmente vínculo com pesquisa em desenvolvimento ou concluída. O não atendimento a esse quesito retirará a proposta da fase de avaliação.
  • 4. Serão aceitos resumos expandidos vinculados à proposta do Encontro com única autoria ou em coautoria. No caso de coautoria, somente um proponente deve realizar a submissão do trabalho, ainda que os demais autores devam fazer inscrição individual para participar do evento.
  • 5. Os trabalhos devem ser direcionados, no momento da inscrição, a um dos dois Grupos Temáticos previstos (ver relação abaixo).
  • 6. A submissão de propostas será realizada por meio de resumos expandidos, que devem obedecer às instruções abaixo (para otimizar a padronização e a edição dos Anais Eletrônicos)::

 

(a) conter (não necessariamente nesta ordem): o tema ou o objeto de estudo (alinhado a algum dos Grupos Temáticos e vinculado à proposta do Encontro); o objetivo principal; as bases teóricas da reflexão ou análise (autores e teorias fundamentais); e a justificativa (pertinência e relevância do trabalho);

 

(b) o texto deve ter entre 10.000 a 11.000 caracteres (com espaços) e 5 palavras-chave; e ser apresentado em fonte Times New Roman, corpo 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas e em adequação às normas da ABNT (NBR 10.520, para citações, e NBR 6.023, para referências bibliográficas);

 

(c) o título e o subtítulo do trabalho devem vir centralizados e em negrito, com letras maiúsculas, em tamanho 12, sem recuo;

 

(d) em seguida, deve constar, também centralizado, o nome do(s) autor(es). O nome deve ser acompanhado de nota de rodapé contendo indicação individual da maior titulação e da filiação institucional (se houver), a eventual vinculação com Grupo dePesquisa e/ou com agência de fomento (no caso de bolsas em vigor) e o endereço eletrônico;

 

(e) os arquivos enviados devem ser salvos em doc, docx, rft ou odt e nomeados conforme segue: ARTIGO - GRUPO TEMÁTICO 00 (número do Grupo escolhido). O arquivo NÃO deve ser salvo em formato pdf.

 

Descrição dos Grupos Temáticos

 

GT 1 - Literacias: comunicação e cidadania

 

Este Grupo de Trabalho tem como objetivo avaliar questões relacionadas às literacias dentro do Ciberespaço: literacias críticas, literacias de mídia, literacias digitais, bem como suas inferências na cidadania e seus importantes pilares: educação, saúde, construção do lugar do outro e das identidades.

 

O GT tem como foco análises de trabalhos, intervenções, experiências e articulações das habilidades e seus desenvolvimentos por meio dos vários suportes, instrumentos e produtos midiáticos

 

GT 2 - Ciberespaço: discursos, narrativas e consumo

 

Este Grupo de Trabalho tem como missão discutir estudos que analisam a relação entre o Ciberespaço e as construções de discursos, produção de narrativas e o reflexo em possibilidades de consumo, de conteúdo e/ou produtos.

 

Busca-se, assim, analisar trabalhos de pesquisa e reflexões que apresentem articulações sobre as dinâmicas de discursos, narrativas e consumo: comunicação, processos semióticos, entretenimento e práticas de consumo; questões éticas e a contemporaneidade; fruições, práticas de informação e entretenimento, e tendências contemporâneas.

 

Sistema de Avaliação

 

Divulgação dos resultados

 

1. Cada proposta será avaliada por 2 pareceristas, membros do Conselho Científico Deliberativo (CCD) da ABCiber e/ou pesquisadores convidados, a critério da Coordenação Institucional e/ou da Comissão Organizadora do Encontro. As avaliações serão entregues à Comissão Organizadora para verificação de congruência. Havendo dúvidas ou necessidade de precisão no resultado, a proposta poderá ser submetida a terceira avaliação.

 

2. Os quesitos adotados pela Comissão Científica são:

 

(a) pertinência ao tema central e aos Grupos Temáticos do Encontro;
(b) adequação aos critérios;
(c) qualidade do texto.

 

3. A divulgação dos resumos expandidos aprovados será feita por e-mail, em fluxo contínuo, no período de 10 de maio a 15 de junho de 2021; e, no site do Encontro, até o dia 15 de junho de 2021.

 

4. A programação definitiva do Encontro, com os Grupos Temáticos, será divulgada tão logo seja possível, após a aprovação de todas as propostas.

 

Envio dos artigos completos

 

Publicação nos Anais Eletrônicos

 

1. A versão completa dos artigos, para inclusão nos Anais Eletrônicos do Encontro, deverá ser encaminhada entre os dias 28 de junho a 02 de agosto de 2021, na seguinte formatação:

 

(a) o texto deverá ter entre 36 mil a 54 mil caracteres (com espaços), em fonte New Times Roman, corpo 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas, em adequação às normas da ABNT (NBR 10.520, para citações, e NBR 6.023, para referências bibliográficas);

 

(b) serão aceitas, no máximo, cinco imagens por artigo. As imagens devem ter, no maior lado, 10 cm.

 

(c) os arquivos enviados devem ser salvos em pdf. e nomeados conforme segue: ARTIGO - GRUPO TEMÁTICO 00 (número do Grupo escolhido).

 

Informações importantes

 

1. Todos os autores de resumos aprovados devem realizar a inscrição impreterivelmente até o dia 21 de junho de 2021. Mais informações sobre o evento poderão ser encontradas no site do Encontro: http://abciber.org.br/encontrovirtual2021

 

2. As despesas decorrentes da participação no evento, não podendo ser arcadas pela ABCiber, precisarão ser cobertas com verba de origem.

 

3. Em caso de dúvida ou solicitação de esclarecimento, encaminhar e-mail para: coordenacao.simposio@abciber.org.br.

 

Prof. Dr. Adinan Nogueira
Coordenador da Comissão Acadêmica

 


Documento completo disponível para download (em PDF), clique abaixo:

Organização e Apoio

  • Organização
    sponsors-logo
  • Apoio
    sponsors-logo