VIII Simpósio Nacional da ABCiber

COMUNICAÇÃO E CULTURA NA ERA DE TECNOLOGIAS MIDIÁTICAS ONIPRESENTES E ONISCIENTES

VIII Simpósio Nacional da ABCiber - COMUNICAÇÃO E CULTURA NA ERA DE TECNOLOGIAS MIDIÁTICAS ONIPRESENTES E ONISCIENTES 3 a 5 de desembro de 2014 | ESPM-SP | R. Joaquim Távora, 1240 - Vila Mariana

OFICINAS (05/12)

As participações nas oficinas são gratuitas e desvinculadas da inscrição para o VIII Simpósio. É necessário apenas registrar-se para ter acesso às respectivas salas.
Confira a programação abaixo e faça sua inscrição clicando aqui.


CRYPTOPARTY - RODADAS DE CRIPTOGRAFIA, ANONIMIZAÇÃO E TÉCNICAS DE DEFESA DA PRIVACIDADE E DA LIBERDADE NA REDE

Organização: Actantes (coletivo de ativistas pela privacidade)

SALA 1

10h-12h
Geopolítica das redes digitais, Cyberpower e a militarização da Internet
Apresenta o cenário do ciberespaço após o 11 de setembro e detalha as ações de espionagem massiva, de implantação de zonas de exceção do direito, do padrão de uso das redes pela NSA e agências que transformaram cidadãos comuns em alvos militares. (2h)
Responsáveis: Tiago Pimentel e Sérgio Amadeu

14h-18h
Explorando as possibilidades do Tails e a navegação anônima com TOR
Introdução ao sistema operacional TAILS, que pode ser usado em quase qualquer computador a partir de um DVD ou de memória auxiliar como USB ou cartão SD, para preservar sua privacidade e seu anonimato. O TAILS permite o usuário usar a Internet de forma anônima e evitar censura. Todas as conexões realizadas pelo sistema serão realizadas por uma infra estrutura chamada TOR. Sua função é a de não deixar rastros no computador do usuário, a menos que o mesmo queira que isso aconteça. (4h)
Responsável: Gustavo Gus

 

SALA 2

10h-12h
Como rastreiam e interceptam nossa comunicação
Privacidade em comunicações digitais. Criptografando SMS, ligações via celular e Mensagem Instantânea. (2h)
Responsáveis: Rodolfo Avelino e Alex Nunes

14h-18h
Criptografia em Pen Drive e Disco Rígido
Tutorial técnico apresentando as principais técnicas para a criptografia de dispositivos de armazenamento. (4h)
Responsáves: Felipe Cabral e Patrícia Cornills

 

Sala 3

10h-12h
Introdução  a criptografia Simétrica e Assimétrica
Esta apresentação tem o objetivo de explicar de uma forma simplificada o conceito e os tipos de criptografia computacional e a sua importante aplicação em nossa navegação e comunicação pela internet.
(2h)
Responsável: Gustavo Gus

14h-18h
Como gerar suas chaves criptográficas
Tutorial técnico apresentando as etapas para a criação do par de chaves PGP. (4h)
Responsável: Rodolfo Avelino

 

Alex Nunes é Penetration Tester e pesquisador de segurança há mais de 10 anos, já participou de dezenas de projetos de desenvolvimento de software de segurança com criptografia SSL e Reconhecimento de Padrões. Membro fundador da Equipe de decifradores, brasileiro e autor de vários CPO e Exploits.

Felipe Cabral
, analista e programador de sistemas pelo IFSP – Instituto Federal de São Paulo (2008) e bacharelando em Letras Português-Inglês UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo (2015). Atua desde 2004 no Movimento Software Livre Brasil. Outras referências: http://www.felipecabral.com.br/bio

Gustavo Gus
, Cientista social de formação, é organizador da CryptoParty e da CryptoRave e ativista pela liberdade da informação.

Patrícia Cornils
 é repórter free-lancer. Cobriu durante dez anos a área de telecomunicações, no jornal Telecom, no Telecom Online, no Valor Econômico e em colaborações esporádicas para outros veículos. Foi uma das criadoras da revista ARede, sobre o uso de tecnologias da informação em iniciativas de inclusão social. Tem 47 anos, mora em São Paulo e é documentarista, eventualmente. Seu documentário "Querida Mãe" recebeu o prêmio de melhor curta-metragem no Festival É Tudo Verdade 20120. Trabalhou no projeto WiFi Livre, da prefeitura de São Paulo, e hoje trabalha na Interagentes, empresa de comunicação digital especializada em monitoramento, ações de intervenção e articulação de redes.

Rodolfo Avelino 
têm experiência de mais de 20 anos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação liderando projetos de Segurança da Informação e infraestrutura; Componente do Coletivo Digital e Actantes, onde atualmente realiza cursos e eventos relacionados a privacidade e a proteção de dados em ambientes computacionais; Mestre em TV Digital pela Unesp; Leciona há mais de 11 anos e atualmente é professor titular na Faculdade Impacta de Tecnologia, atuando em cursos de graduação e MBA; Foi componente por 10 anos do Congresso Internacional de Software Livre (CONISLI) e das edições da CryptoRave e CryptoParty em São Paulo; Já palestrou em diversos eventos nacionais e internacionais de Software Livre.

Sergio Amadeu da Silveira
 é doutor em Ciência Política e professor da UFABC. Membro do Conselho Científico da ABCiber. Militante do Software Livre. Um dos fundadores da Actantes.

Tiago Pimentel
 é pesquisador de redes digitais, membro de comunidades de software livre e ativista da liberdade e privacidade na rede. Trabalha com comunicação digital desde 1999. É sócio-fundador da Interagentes - Comunicação Digital e participa do Coletivo Actantes.

 

NEWSCAMP – Organização:  CASA DA CULTURA DIGITAL

Em 2014 o Liquid Media Laab (www.liquidmedialab.com), uma das organizações da Casa da Cultura Digital, coordena uma programação de oficinas, bate-papos, desconferências, em lugares diferentes da cidade de São Paulo. Todos os encontros são gratuitos – promovidos pelo Programa de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo (PROAC-SP). Dessa vez as oficinas acontecem num só dia, 05 de dezembro, na ESPM Campus Vila Mariana, como parte da programação oficial do VIII Simpósio Nacional da ABCiber.

O ciclo de atividades apresenta conceitos, exemplos e tendências da relação estreita entre cultura e tecnologia, abrangendo a coordenação, a elaboração e a divulgação de projetos culturais baseado nos conceitos e ferramentas da cultura livre.

 

SALA 4

10h-12h
Jornalismo sem fins lucrativos é possível
Quem fala: Natalia Viana (Agência Pública)

Pioneira do Brasil, a Agência Pública aposta num modelo de jornalismo sem fins lucrativos para manter a independência. Todas as nossas reportagens são livremente reproduzidas por diversos veículos sob a licença creative commons. Para nós, o jornalismo não está em crise – está em renovação. Em 2013, levantou quase  R$ 60 mil via crowdfunding para a realização de 12 reportagens investigativas por repórteres selecionados pelo público.

14h-16h
Mapas e novas formas de visualizar dados
Quem fala: Miguel Peixe (Cardume / EcoLab)

Com base na experiência do uso de ferramentas digitais para informar sobre o desmatamento na floresta amazônica, resolvemos compartilhar com outros profissionais o que significa inovar. Estamos verdadeiramente inspirados por este emocionante momento em que um número crescente de pessoas tem acesso a dados ambientais e também podem utilizar sensores, aplicativos móveis e mapas interativos para contar as histórias.

 

16h-18h
Games e narrativas de horror -  a volta dos que não foram
Quem fala: Vince Vader e Oscar Nestarez

Neste encontro iremos discutir a estrutura narrativa de um conto de horror e como ela pode ser base para inúmeros desdobramentos para outras plataformas, sendo o videogame uma delas. Oscar Nestarez é autor do livro "Sexorcista e outros relatos insólitos". Vicente Martin é autor do livro "Horror Ludens - medo, entretenimento e consumo em narrativas de video games", supervisor do depto de Criação e professor de Criação Digital na ESPM.

 

SALA 5

10h-12h
Fotografia, arte e novas narrativas do real
Quem fala: Rodrigo Marcondes (Coletivo Garapa)

A Garapa tem explorado diversas tendências da produção impressa, audiovisual e online contemporânea, desenvolvendo uma reconhecida e premiada produção independente.
Integrantes do grupo debaterão com os participantes sobre seus trabalhos, individualmente e coletivamente, em uma roda de conversa. O objetivo é discutir e expandir as práticas do documentário contemporâneo, mapeando seus limites e relações estéticas com campos como os do jornalismo e das artes visuais.

14h-16h
Façocracia no Laboratório Hacker & Ônibus Hacker
Quem fala: Pedro Markun

Markun instalou no bairro Armênia em São Paulo o primeiro laboratório de tecnologia e política criado pela sociedade para que desenvolvedores, ativistas, designers e jornalistas produzissem juntos ferramentas para fiscalização do poder público e para atuação política auxiliada por novas tecnologias. Durante o papo explicará o como foram criados e como funcionam o Lab Hacker e o ônibus Hacker, projetos colaborativos e altamente anárquicos.