VIII Simpósio Nacional da ABCiber

COMUNICAÇÃO E CULTURA NA ERA DE TECNOLOGIAS MIDIÁTICAS ONIPRESENTES E ONISCIENTES

VIII Simpósio Nacional da ABCiber - COMUNICAÇÃO E CULTURA NA ERA DE TECNOLOGIAS MIDIÁTICAS ONIPRESENTES E ONISCIENTES 3 a 5 de desembro de 2014 | ESPM-SP | R. Joaquim Távora, 1240 - Vila Mariana

Palestra de Abertura


Jornalismo e publicidade na era de empresas e eecnologias midiáticas onipresentes e oniscientes

Prof. Dr. Caio Túlio Costa

Caio Tulio Vieira Costa é jornalista, doutor em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP e Visiting Research Fellow (outono de 2013) na Columbia University Graduate School of Journalism, em Nova York. É professor na pós-graduação em jornalismo da ESPM-SP, consultor de mídias digitais e autor de "Ética, Jornalismo e Nova Mídia - Uma Moral Provisória" (Zahar), entre outros livros de comunicação e história.


Painel 1


Desafios da internet no Brasil em 2015: do Marco Civil à reforma dos direitos autorais

A proposta deste painel é discutir os desafios imediatos da internet no Brasil. Alguns pontos em destaque são o crescimento da população conectada no país, políticas de inclusão digital, interesses econômicos e banda larga, o Marco Civíl e a Reforma dos Direitos autorais.

Debatedores: Sérgio Amadeu (UFABC), Demi Getschko (NIC.br) e Marcos Dantas (UFRJ).
Mediador: Vinícius Andrade Pereira (ESPM Media Lab/UERJ)


Painel 2


Comunicação, sistemas de informação e redes sociais federadas

A evolução tecnológica tem possibilitado todo um conjunto de novas dinâmicas de comunicação mediada. Complexos sistemas de informação que permitem comunicação entre objetos, monitoramento e vigilância sofisticadas, assim como alternativas ao modelo de sites de redes sociais, como as redes sociais federadas, são alguns exemplos dessas dinâmicas comunicacionais. Este painel discute estes e outros temas correlatos.

Debatedores: André Lemos (UFBA), Vicente Aguiar (COLIVRE)), Paulo Roberto Miranda Meirelles (FGA-UnB) e Anahuac de Paula Gil (Consultor de Tecnologias Livres)

Mediador: Sérgio Amadeu (UFABC)


Painel 3


Comunicação, mercado de dados e ações de marketing na rede

Empresas de captura e de rastreamentos de dados promovem um mercado cada vez mais valioso que promete decifrar perfis e hábitos, assim como antecipar comportamentos das pessoas na web. Este painel propõe reflexões em torno do mercado de dados e de ações de marketing na rede, considerando, dentre outros aspectos, dinâmicas de propagação de mensagens nas redes, captura de dados e formas de mensuração da presença digital de marcas online.

Debatedores: Raquel Recuero (UCPel), Beatriz Polivanov (UFF), Alex Primo (UFRGS) e Cláudio de Oliveira (ESPM Media Lab)

Mediadora: Sandra Montardo (FEEVALE)